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Quatro Nobres Verdades.
Em seus ensinamentos, cujo conjunto se chama Dhamma
(em sânscrito, Dharma), o Buddha expôs aquilo que
observou e constatou, de maneira direta,ser verdadeiro
e comum a todos os seres vivos. Ele explicou suas
descobertas e as ensinou no que chamou de Quatro Nobres
Verdades. Elas são chamadas de "Nobres" porque, se
plenamente praticadas e compreendidas, levam o
praticante a viver num estado mental claro e purificado,
um estado de paz e felicidade incomparável e puro, que
nenhuma vicissitude da vida pode perturbar. Abaixo estão
alguns dos discursos do Desperto que desenvolvem o tema:
"Monges, há estas Quatro Nobres Verdades: a Nobre Verdade
do Sofrimento; a Nobre Verdade da origem do sofrimento;
a Nobre Verdade da cessação do sofrimento; e a Nobre
Verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento.
E o que é, monges, a Nobre Verdade do Sofrimento?
Nascimento, envelhecimento, doença, dor, tristeza,lamentação,
pesar,desespero e morte são sofrimento. Não obter o que se
deseja e ter contato com o que não se deseja é sofrimento.
Em suma, os cinco agregados (khandha) do apego são sofrimento.
Quais são os cinco?
"Todo tipo de forma material (rupa), seja ela passada,
presente ou futura, interna ou externa, grosseira ou
sutil, inferior ou superior, distante ou próxima - isso
se chama agregado da forma.
"Toda sensação (vedana), seja ela passada, presente ou
futura,interna ou externa, grosseira ou sutil - isso se
chama agregado da sensação.
"Toda percepção (sañña), seja ela passada, presente ou
futura - isso se chama agregado da percepção.
"Toda formação mental (sankhara), seja ela passada,
presente ou futura - isso se chama agregado das
formações mentais.
"Todo momento de consciência (viññana), seja ele passado,
presente ou futuro - isso se chama agregado da consciência.
Esses cinco fatores, monges, são chamados de cinco agregados
do apego.
E qual é, monges, a Nobre Verdade da origem do sofrimento?
É essa ânsia (pelos cinco agregados), que leva a renascimentos
incessantes e ao sofrimento contínuo, além da sedução e do
desejo que se prolongam ardentemente ora aqui, ora ali, a saber:
o desejo por prazeres sensoriais, o desejo de existir para
sempre e o desejo pelo fim da vida. Essa é a Nobre Verdade sobre
a origem (e continuidade) do sofrimento.
"E o que é, monges, a Nobre Verdade da cessação do sofrimento?
É a sua cessação completa, desapaixonada, a entrega, a renúncia,
a extinção, é libertar-se do desejo. Essa é a Nobre Verdade
da cessação do sofrimento.
"E qual é, monges, a Nobre Verdade do caminho (a forma de viver
e pensar) que leva à cessação do sofrimento?
É o Nobre Caminho Óctuplo, a saber: Visão Correta,
Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta,
Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Plena Atenção Correta e
Concentração Correta.
Essa é a Nobre Verdade do caminho que leva à total extinção
do sofrimento.
"O que quer que vocês pensem, assim vai ser, será sempre algo distinto!” Buda. Buddha, Vipassana, Mindfulness, Budhismo, Budismo, Meditação, Insight, Jhanas, Iluminação, Nirvana, Nibbana, Zen, Tibetano, Terra pura, Theravada, Mahayana, Vajrayana, Nimitta, Abhidhama, Darma, Dama, Siddharta Gautama, Shakyamuni, Renascimento, Kamma, Cinco Obstáculos, Nivarana,Três Jóias, Iddhipada, Cinco Faculdades, Indriya, Bhavana, Samatha, Arahant, Renascimento, Conciência, Mente, Concentração, Virtude.
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