segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Existe uma Alma Eterna?





A crença numa alma eterna é uma concepção errônea da consciência humana

Teorias da Alma

Com relação à teoria sobre a alma, há três tipos de professores no mundo: O primeiro ensina sobre a existência de uma entidade de ego eterna que sobrevive à morte: ele é o eternalista. O segundo ensina a respeito de uma entidade de ego temporária que é aniquilada com a morte: ele é o materialista. O terceiro não ensina sobre uma entidade de ego nem eterna nem temporária: ele é o Buddha.

O Buddha ensina que aquilo que chamamos de ego, self, alma, personalidade, etc., consiste de meros termos convencionais que não se referem a qualquer entidade independente e real. De acordo com o Buddhismo não há razão para acreditar que há uma alma eterna que vem do céu ou que é criada por si mesma e que irá transmigrar ou prosseguir para céu ou inferno após a morte. Os buddhistas não podem aceitar que haja qualquer coisa nesse mundo ou em qualquer outro mundo que seja eterno ou imutável. Apenas nos apegamos a nós mesmos e esperamos encontrar algo imortal. Somos como crianças que desejam pegar um arco-íris. Para as crianças, um arco íris é algo vivo e real; mas os adultos sabem que ele é meramente uma ilusão causada por certos raios de luz e gotas d’água. As cores são somente uma série de ondas ou ondulações que não têm mais realidade do que o próprio arco-íris.

Vivemos bem sem a descoberta da alma. Não mostramos sinais de fadiga ou degeneração por não ter encontrado uma alma. Ninguém já produziu qualquer coisa a fim de promover a raça humana por meio da postulação de uma alma e de seu funcionamento imaginário. Buscar por uma alma no homem é como buscar por algo num quarto escuro e vazio. A pobre pessoa nunca perceberá que aquilo que procura não está no quarto. É muito difícil fazer tal pessoa compreender a futilidade de sua busca.

Aqueles que acreditam na existência de uma alma não têm condição de explicar o que ela é e onde está. O conselho do Buddha é não desperdiçar nosso tempo com essa especulação desnecessária e devotar nosso tempo a entender a realidade. Quando atingirmos a perfeição então seremos capazes de perceber se há uma alma ou não.

Um asceta andarilho chamado Vacchagotta perguntou ao Buddha se havia um Atman (self/alma) ou não. Eis a história:

Vacchagotta se aproximou do Buddha e perguntou:
‘Venerável Gotama, existe um Atman?’
O Buddha ficou em silêncio.
‘Então, Venerável Gotama, não há um Atman?’
Novamente, o Buddha ficou em silêncio.
Vacchagotta se levantou e foi embora.

Após o asceta ter partido, Ananda perguntou ao Buddha porque não havia respondido a pergunta de Vacchagotta. O Buddha explicou Sua posição:

‘Ananda, quando perguntado por Vacchagotta, o Andarilho: “Há um Self?”, se Eu tivesse respondido: “Há um Self”, então, Ananda, isso seria tomar partido dos reclusos e brahmanas que mantêm a teoria do eternalismo (sassata-vada)’.

‘E Ananda, quando perguntado pelo Andarilho: “Não há um Self?”, se Eu tivesse respondido: “Não há um Self”, então Eu teria tomado partido dos reclusos e brahmanas que mantêm a teoria da nihilismo (uccedavada)’.

‘Também, Ananda, quando perguntado por Vacchagotta: “Há um Self?”, se Eu tivesse respondido: “Há um Self”, isso estaria de acordo com meu conhecimento de que todos os dhammas são sem Self?’

‘Certamente não, Senhor’.

‘E também, Ananda, quando perguntado pelo Andarilho: “Não há um Self?”, se Eu tivesse respondido: “Não há um Self”, então isso teria criado uma grande confusão no já confuso Vacchagotta. Pois ele teria pensado: Antigamente, de fato, eu tinha um Atman (Self), mas agora eu não tenho um’ (Samyutta Nikaya).

O Buddha considerou a especulação sobre a alma como sendo ilusória. Disse certa vez: ‘Somente pela ignorância e ilusão os homens se indulgem no sonho de que suas almas são separadas e entidades que existem por si mesmas. Seu coração ainda se agarra ao Self. Ficam ansiosos pelo céu e procuram o prazer do Self no céu. Assim, não podem ver a bênção da corretude e a imortalidade da verdade’. Idéias egoístas aparecem nas mentes dos seres humanos devido a sua concepção de Self e do apego pela existência.

Fonte Original:
http://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/2009/10/12/existe-uma-alma-eterna/

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Location:R. Luiz Bortolini,Jaraguá do Sul,Brazil

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